quarta-feira, 15 de junho de 2022

A MULHER QUE VIU O DEMO

De 20 em 20 passos a mulher parava. Pousava o saco que trazia a tiracolo, benzia-se três vezes e murmurava algo incompreensível.

De seguida prosseguia o caminho e daí a 20 passos, tornava a benzer-se três vezes, após tornar a colocar o saco no chão.

Foram muitos os que a viram repetir, ao longo do percurso, o estranho ritual. Um deles, foi o João que a vira no supermercado, indecisa em guardar no bolso do seu sobretudo andrajoso, um pacote de leite.

A mulher reparou nele e ficou hirta de medo. Os seus olhos esbugalhados, o enorme cabelo desgrenhado, assustaram-na de morte.

Fugiu do supermercado, agarrada ao sobretudo e ao pacote de leite sem olhar para trás.

João foi ter com os amigos à paragem do autocarro no momento em que um deles contava a cena da mulher que se ia benzendo de 20 em 20 passos.

Mal acabara de contar o que vira, quando a dita mulher, parou diante deles, se ajoelhou e gritou:

- Senhor, era escusado teres-me enviado o diabo, por eu ter roubado o pacote de leite! -e elevou as mãos ao céu, enquanto fitava apavorada o João, a quem o grupo chamava O Diabo, pela sua fealdade.

- Não tenhas medo, não roubaste nada. Eu paguei o litro de leite que levaste por distração! - acalmou-a o pretenso demo.

E a mulher, trémula, mas aliviada, benzeu-se a agradeceu:

-Quem dira, que o diabo é tão boa pessoa!

 

Jorge C. Chora

15/06/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário