quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O CARNAVAL E A TRADIÇÃO DAS CACADAS


Pelo Carnaval havia o hábito, nas vilas e aldeias beirãs, nomeadamente em Vila de Rei, da miudagem deitar “cacadas”. Em que consistia este costume carnavalesco?

Os gaiatos juntavam restos de cerâmica, barro, pequenos paus e lançavam-nos para dentro das casas alheias e fugiam a sete pés. Como as chaves ficavam sempre nas portas,  ou estas estavam sempre abertas, esta tradição carnavalesca era facilitada.

Quando os habitantes pressentiam as cacadas, berravam para afastarem os malfadados despejos, mas sem qualquer sucesso. Feita a malandrice, recolhiam-se as pequenas pestes em casa, rezando a todos os santinhos para que ninguém os tivesse visto e dissesse aos pais o crime de lesa-majestade por eles cometido. Os pais de outrora castigavam forte e feio, sem atenderem às desculpas de ser ou não Carnaval. Ai queres brincar ao Carnaval? Ora toma!

Nunca deitou cacadas? Conte a outros, sem se rir, que nunca o fez, mas tenha cuidado com o crescimento do nariz e faça-o em espaço aberto, limitando o risco de acidente nasal.


Jorge C. Chora

Sem comentários:

Enviar um comentário