quinta-feira, 27 de junho de 2019

NUNCA OUVI NA AMADORA RESPOSTAS ASSIM


                       

Há respostas que todos devemos evitar dar a quem de boa fé, nos pergunta alguma coisa, nomeadamente uma simples informação, se as pessoas desconhecem a cidade ou a localidade onde se encontram.

Elas afastam e dão uma péssima impressão, não só da pessoa que responde ou finge responder, como também das pessoas da terra onde estamos pois, embora não devamos generalizar, é quase inevitável fazê-lo.

Vem isto a propósito de algumas experiências desagradáveis que me aconteceram, há dias, numa viagem ao Alentejo.

Em Évora, perguntei a um habitante local, que direcção deveria tomar para ir ao recinto da feira de S. João. Estávamos no dia 20 Junho.

Num tom de voz bem alto e muito aborrecido, respondeu-me que ela se realizava só a 24 de Junho. Disse-lhe que a vira estar a ser montada, ao passar de carro, mas a pé, não sabia qual o caminho a tomar. Afastou-se, não sem que antes tornasse a dizer que era só a 24. Acabei por descobrir que bastava descer uma rua à esquerda do local onde me encontrava. A feira abriu a 21.

Em Arraiolos, perguntei qual o caminho a seguir para ir a duas localidades nos arredores:

-Sempre em frente!

Foi com surpresa que descobri que era ao contrário, ao perguntar a um transeunte bem mais simpático.

Respostas como estas desqualificam quem as dá e o pior, podem dar azo a que se confunda a árvore com a floresta, em terras que afinal estão recheadas de gente boa.

Na nossa cidade da Amadora nunca vi ninguém dar este tipo de respostas ou a mostrar enfado a quem desconhece a cidade e procura algo. Espero sinceramente nunca ver.

Jorge C. Chora

     27/6/19

1 comentário:

  1. Bom texto , não sou da Amadora mas trabalho ha muito tempo ...parabéns

    ResponderEliminar