sábado, 19 de junho de 2021

UMA VIAGEM ATRIBULADA OU AS ORAÇÕES INTERESSEIRAS

Na véspera do dia de Santo António, pouco tempo depois de sair do Penedo Furado, em Vila de Rei, em direção a Tomar via Abrantes, o tempo mudou. Uma chuva forte , logo seguida de queda de granizo de alto lá com ele, fizeram-me temer o pior.

A todo o momento receava que o vidro da frente do carro se estilhaçasse. O granizo era cada vez mais intenso, as estradas eram estreitas e as zonas mais baixas corriam o risco de ficarem inundadas e deixarem de dar passagem.

No banco de trás a minha pequena neta cantava e avisava-me amiúde para não abrir o vidro, ao que eu lhe respondia:

-Está descansada… isso nem me passa pela cabeça!

Ensaiei silenciosamente um Pai Nosso, tendo-me enganado duas vezes, pois rezo mais a Avé Maria.

Sinceramente não sei se foi pelo duplo engano ou por não estar nas graças do Senhor, a tempestade ainda se tornou mais severa. Mau, pensei eu, querem lá ver que Ele sabe que a oração era interesseira e ainda por cima mal feita?

Durante uma hora, maldita hora, só consegui acertar com a estrada porque tinha uma viatura à minha frente que não me deixava ficar à nora, pois tratava-se do meu filho.

Sem conseguirmos arranjar um abrigo, tivemos de seguir sempre em frente, sem pararmos, enfrentando a chuva, o granizo, trovões, relâmpagos e a minha impaciência crescente.

À hora a que chegámos, já não conseguimos vaga num restaurante e tivemos de nos contentar com hamburgers e coca-cola.

Vinguei-me bem vingado na coca-cola, pois ao contrário de muitos, à coca-cola digo sempre:

- Venha mais uma…

Duas coisas aprendi: a primeira a ter atenção aos avisos meteorológicos e a segunda, mais subjetiva, evitar enganar-me nas orações, não vá o diabo tecê-las...


Jorge C. Chora

19/06/2021

1 comentário:

  1. Ahahaah! Muito bom! Não sabias se tremias se eram os trovões a estremecer-te.

    ResponderEliminar