sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

OS AZARES DE JOÃO BRÁS

 

Elevou as mãos ao céu quando conseguiu, nos princípios da década de setenta, mais propriamente em 73, um biscate a entregar cartas e telegramas, nos Correios, na Ericeira.

Para um jovem, era ouro sobre azul, um biscate em agosto e a perspetiva de uns cobres no bolso.

Na época, as entregas dos telegramas urgentes davam mais dinheiro do que os normais: uns fabulosos e cobiçados vinte e cinco tostões!

Após ter dado graças a Deus por ter conseguido que lhe dessem um telegrama urgente para entregar, criou asas e num ápice estava na morada indicada.

Entregou o telegrama na casa de uma viúva, que lhe pediu o favor de o ler, em virtude de não saber e querer inteirar-se do conteúdo do mesmo.

Mal João Brás o leu, a viúva caiu para o lado, após dar um grito de dor e desespero: o telegrama anunciava-lhe a morte do filho.

Aflito teve de socorrer-se do apoio da vizinhança que o ajudou a auxiliar a senhora. Tinha recebido um presente envenenado ou melhor, envenenadíssimo!

Noutra ocasião, teve de entregar uma carta na zona de campismo selvagem, existente na altura, na Foz do Lizandro. As instruções para a entrega eram para a carta ser entregue numa barraca amarela. Lá do alto, depararam-se-lhe inúmeras barracas amarelas. Decidiu entregar a carta na mercearia após confirmar que a senhora conhecia a destinatária.

Ao retornar ao acampamento para entregar outras cartas para lá remetidas, foi abordado de modo agreste pela destinatária da carta que ele tinha entregado na mercearia, porque ela estava de relações cortadas com a merceeira que, ainda por cima era sua cunhada!

Farto da peixeirada, deixou um aviso alto e em bom som: a partir desse dia, as cartas seriam entregues, às 11horas da manhã, só a quem estivesse presente. Quanto às outras, seriam devolvidas e teriam de ir buscá-las ao Correio.

João Brás, hoje ,mas só hoje, consegue achar graça aos momentos que passou a lutar por vinte e cinco tostões, quando era jovem.

Jorge C. Chora

13/1/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário