sábado, 6 de janeiro de 2024

A TRISTEZA DE JOANA

 

Jana vivia triste e amargurada. Um dia confiou ao amigo vento a razão do seu tormento:

-  Não tenho namorado…

E o vento, surpreendido, respondeu-lhe:

- Mas tu tens tantos amigos e amigas, para que queres um namorado se só tens quinze anos?

-Não quero só amigas e amigos, quero, isso sim, um namorado! Tu não percebes nada - e as lágrimas vieram-lhe aos olhos.

E o vento condoeu-se de Joana e acabou por espalhar por todo o Mundo o desejo da amiga.

 Os candidatos não tardaram a aparecer, de todo o lado, aos centos, das Américas à Mongólia.

Nenhum mostrava um real desejo de a conhecer: uns julgavam-na rica, outros famosa e outros, uma rainha de beleza que lhes dava um estatuto.

Desiludida e ainda mais triste do que estava, confessou ao vento a sua desilusão.

Este sorriu e disse-lhe:

-Já percebeste que um namorado deve ser alguém, que te conheça, goste de ti como és e tu dele do mesmo modo?

-Sim…

-E não conheces ninguém assim?

-Sim, mas não sei se gosta de mim! - e corou por diversas vezes e começou a chorar convulsivamente.

- E já lhe perguntaste ou ainda não? Não me digas que não, que armo já um pé de vento! -e a voz do vento elevou-se de tal modo, que a vizinha de cima, apareceu espavorida à porta da Joana.

Manuela, dois anos mais velha do que Joana, ao vê-la em lágrimas, abraçou-a, beijou-lhe os olhos, pegou-a ao colo, também chorou e pediu-lhe, com uma grande ternura;

- Não chores minha querida, eu estou aqui, nunca te disse, talvez por timidez, mas digo-te agora, que gosto de ti de uma maneira especial.

Joana anichou-se, passou-lhe os braços pelo pescoço e beijou-a com todo o amor que lhe tinha e nunca o declarara.

E o vento, embora cabeça-de -vento, soprando-lhe suavemente o cabelo, sussurrou-lhe:

- Minha querida Joana, às vezes não é preciso procurar longe, quando temos bem perto quem amamos e nos ama!

Cinquenta anos depois, Joana e Manuela continuam a viver juntas e passam a vida quase sempre de mãos dadas, quer em casa quer quando saem.

 

Jorge C. Chora

6/1/2024

Sem comentários:

Enviar um comentário