terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O PESCADOR E A SEREIA

 


 

João morava numa cabana à beira-mar. Anexa à mesma, um pequeno barracão onde guardava os apetrechos de pesca e um bote.

Um dia saiu de madrugada no seu pequeno barco para pescar. Mal lançou a rede sentiu que algo grande tinha apanhado. Com esforço puxou-a para o bote.

No seu interior vinha uma linda mulher, ainda jovem, com um rabo de peixe. Era uma sereia. Ela sorriu-lhe e disse-lhe:

- Tenho-te visto todos os dias, sei que te chamas João porque os teus amigos pescadores assim te chamam. Quero conhecer-te melhor, por isso entrei na tua rede. Também sei que só pescas o que deves e respeitas o mar. Já te vi lançar à água tartarugas, golfinhos e peixes pequenos.

- E tu minha linda menina como te chamas e que idade tens?

- Tenho dezoito, mais ou menos a tua idade, e chamo-me Sofia. Vivo no mar, ao pé da rocha que fica ao pé da tua casa. Já te quis chamar, mas vejo-te tão cansado ao regressares da pesca que tenho evitado. Nos dias de calor, quando dormes na praia e tens dificuldade em adormecer costumo…

João interrompeu-a:

- Não me dias que és tu que cantas para eu adormecer…

- Sim, sou eu. Já me quis deitar ao teu lado, mas só me dou na água embora possa permanecer em terra por pouco tempo.

João olhava-a admirado e não se coibiu de manifestar o seu agrado:

- És tão bonita e cantas tão bem, Sofia. Tenho pena de só agora te conhecer…

A partir daquele dia, Sofia ia ter com ele quando João pescava. Ele puxava-a para o barco e conversavam. De vez em quando ela mergulhava e tornava a ir ter com ele ao bote.

João construiu-lhe uma pequena piscina, em pedra e chão de areia, ao pé da rocha e um abrigo ao lado, onde passou a dormir. De dia ela estava com ele no bote e de noite, dormia de mão dada, ele na rocha e ela na água.

Os anos passaram-se. João tem a cabeça toda branca e o rabinho de Sofia já pouca escama tem, mas há algo que nunca mudou: continuam a dormir de mão dada, ela na água e ele em terra e Sofia a adormecê-lo, a cantar, como sempre fez.

Jorge C. Chora

2/1/2024

Sem comentários:

Enviar um comentário