segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O mundo maravilhoso do Bitri

Quando lhe perguntavam o que fazia,  Bitri respondia, sem pestanejar: caçador. Irritavam-se os amigos, os pais, os conhecidos e os parentes, com semelhante resposta.

-Caçador? Em Lisboa?

-É como disse .-  respondia Bitri- E continuava a fazer o que estava a fazer, ou seja, nada de nada.

Morava lá para os lados da Madragoa e todos se recordavam de que a primeira profissão ambicionada por Bitri era o de soprador de peixes.

-Soprador de peixes? Onde foste buscar essa ideia?

-Então não sabem?

-O quê Bitri? Explica-nos!

-Essa era a profissão dos meus bi e trisavôs,que o meu nome homenageia, ambos casados com ovarinas que aqui se estabeleceram. Eles sopravam o peixe, para os tornar mais gordos e apetecíveis, para que se vendessem melhor…

-Mandriões… - comentavam os ouvintes – Mas tu és bem pior do que eles! Caçador, essa não lembra ao diabo!

Bitri esgueirava-se cerca das dezasseis horas, do seu poiso habitual. Cosia-se com as paredes, verificava se ninguém o seguia e desatava a correr para local desconhecido.

Fartos do mistério, um dia postaram-se em sítios estratégicos e conseguiram segui–lo. Avançou e recuou e não muito longe do local onde morava, entrou numa pequena praceta com uma árvore ao meio. Ouviu-se um chilrear ensurdecedor. Debaixo da árvore existia uma mesa e uma cadeira, pertencente a uma taberna de petiscos.

Bitri dirigiu-se à mesa da praceta. Sentou-se e, sem que nada tivesse pedido, serviram-lhe um enorme copo de vinho e grande prato de lentilhas.
Passado um bocado o dono da tasca assomou à porta e gritou:

-Bitri, já temos clientes para os passarinhos.

Bitri alçou a perna e ouviu-se um estrondo medonho. Um cheiro pavoroso quase os asfixiou e, em simultâneo, viram cair inúmeros pássaros no chão.

Passado um bocado, um cheiro a pássaros fritos pairou no ar.

Desde esse dia, ninguém mais colocou em dúvida o título profissional de Bitri. O problema que entretanto surgiu foi o de aparecerem cada vez mais candidatos a caçadores em Lisboa.

Bitri pensa, seriamente, em abrir uma escola de caçadores na capital.

Jorge C. Chora



Sem comentários:

Enviar um comentário