sábado, 24 de julho de 2021

A CABEÇA A ANDAR À RODA

Estava no Mercado de Benfica quando me lembrei de comprar um achar de manga ou de limão. No mercado, ninguém sabia onde adquirir esses produtos, nem havia nenhuma loja do género. Ao sair, vi um restaurante indiano nas proximidades. Nem era tarde nem era cedo, eles podiam saber onde comprar os achares e como tal, para lá me dirigi.

Perguntei ao senhor mais velho, que veio ao meu encontro, se me sabia dizer onde comprar, ali em Benfica, o achar. Olhou para mim muito surpreendido e repetiu o nome, por duas ou três vezes. Percebi ou julguei perceber que o senhor talvez só conhecesse o nome em inglês. Mencionei o produto em inglês e tornou a olhar para mim como se eu estivesse a falar de astronomia ou qualquer coisa desse género.

Depois de pensar um bocado, perguntou aos empregados, aparentemente também indianos, pelo achar.

Espanto dos espantos, nenhum deles conhecia ou ouvira falar em semelhante produto! E estávamos num restaurante, em cuja vidraça exterior, ostentava, em letras garrafais, a condição de restaurante indiano! Indiano uma fava!


As surpresas do dia ainda não tinham acabado. Fui comprar uma camisa, a uma loja de roupa . Após ter pago, perguntaram-me se queria um saco.


- Sim, de preferência, senão tenho de a levar na mão…


E vejo a vendedora tirar debaixo do balcão um pequeno saco de papel, ao mesmo tempo que me pedia 10 cêntimos.


- Desculpe-me , dê-me ao menos, um de plástico que se veja...- disse-lhe eu.


- A lei não permite sacos de plástico desde o princípio do mês – esclareceu - me a senhora.


-E então tenho de pagar o de papel? É porque o de papel também tem problemas de reciclagem?


-É da lei…


Não tive outro remédio senão pagar o de papel ou trazia a camisa na mão e o mesmo sucederia se tivesse comprado umas calças ou um casaco.

Já sabe, se for comprar roupa, leve uma alcofa senão arrisca-se a trazê-la na mão ou a pagar saquinhos de papel, destinados a transportar os artigos que comprou nessa mesma loja!


Jorge C. Chora


24/07/2021







Sem comentários:

Enviar um comentário