terça-feira, 5 de junho de 2018

REQUIEM POR UM SERVIDOR EXEMPLAR


Morreu-me um fiel servidor. Sem erro e sem tibiezas, reconheço-lhe uma grandeza invulgar, um estatuto inigualável de trabalhador. Nunca se recusou trabalhar, fosse a que horas fosse, pelo simples prazer de o fazer, sem pensar em contrapartidas. 

Foi exímio no exercício de me fornecer, em segundos e sem reclamações, a água a uma temperatura adequada ao meu chá ou ao saco de água quente. Nunca me deu quaisquer cuidados e foi como um pajem mudo, durante 44 anos.

Morreu de pé, aceso como uma tocha, cumprindo cabalmente o serviço até ao último segundo, seguindo sempre o lema “antes quebrar do que torcer”. Acabou por dar o último suspiro nos primeiros dias de Junho, não passando assim, para meu grande pesar, a época de veraneio na nossa companhia.

Que repouse em paz. Paloma, assim se chamava o servidor, era um esquentador japonês. Só podia…

Jorge C. Chora
5/6/2018

Sem comentários:

Enviar um comentário