sábado, 15 de agosto de 2015

A PROPÓSITO do SIGNIFICADO da PALAVRA "ALGODIO"


A praia do Algodio é uma das praias da Ericeira. Desde há muito que tenciono saber qual o significado da palavra”Algodio”. Tenho-a procurado nos mais diversos dicionários ,incluindo os enciclopédicos, “O Elucidário” de Sousa Viterbo, nos livros sobre a Ericeira, junto de entidades culturais locais e também dos residentes, mas sem sucesso.
Vem isto a propósito de me ter dirigido, muito recentemente, a um residente bastante idoso, já com dificuldade em andar, sem nenhum dente à vista, diria mesmo, com algum exagero, um rival de Matusalém e lhe ter colocado a minha velha questão e recebido a resposta:
-Isso é uma praia daqui da Ericeira!
-Desculpe-me, o que eu queria saber era qual o significado da palavra “algodio”.
-Oh! Isso só uma pessoa muito, mas muito mais velha é que o poderá informar!
Mais uma vez fiquei sem saber o significado do termo e pelo andar da carruagem, encontrar alguém ainda mais idoso do que o meu simpático interlocutor, afigura-se-me uma tarefa dificílima…mas quem sabe!
Enquanto há vida, há esperança…
P.S.- A minha mulher, Maria Adelaide Chora, também interessada nesta matéria, acabou horas depois, por consultar o Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa, da autoria de Adalberto Alves, Imprensa Nacional-Casa da Moeda e encontrou o termo:
Algodio - Top.(Mafra) = Algodeia
Algodeia –Top. (Setubal)=do árabe al-qut’a,”a fracção de terra”,”o lote de terreno”
Tomo como bom o significado, até aparecer prova em contrário.

Jorge C. Chora


3 comentários:

  1. Ontem fui à Ericeira e deparei-me com a rua do Algododio e a praia do mesmo nome. Fiquei curiosa, e quis saber o significado da palavra. Que é uma palavra árabe já todos sabemos mas, li agora o significado encontrado pela sua esposa e não acho muito lógico. Só isso. Sou uma leiga na matéria. Perto do mar não será engodo? Sim, uma praia de pescadores o engodo é necessário para a pesca.

    ResponderEliminar
  2. Ontem fui à Ericeira e deparei-me com a rua do Algododio e a praia do mesmo nome. Fiquei curiosa, e quis saber o significado da palavra. Que é uma palavra árabe já todos sabemos mas, li agora o significado encontrado pela sua esposa e não acho muito lógico. Só isso. Sou uma leiga na matéria. Perto do mar não será engodo? Sim, uma praia de pescadores o engodo é necessário para a pesca.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Chora, também eu sou natural da Ericeira e também eu me tenho questionado da origem da palavra. Creio que a primeira vez que aparece a palavra é num mapa da nossa vila datado de 1942. O saudoso Leandro Miguel dos Santos, no seu último livro, Toponímia Histórica da Vila da Ericeira (Mar de Letras Editora, 2008), tenta avançar com uma hipótese a páginas 37 e 38.
    Saudações jagozes. Pedro Crisóstomo

    ResponderEliminar